Os Sete Saberes de Morin
Com as mudanças da sociedade, o sistema educacioanal precisa estar atento aos saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin, apresentamos aqui alguns deles.
Ensinar a Condição Humana - O ser humano é um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. As constantes transformações designam os domínios e constituem uma nova corporeidade. Os objetos técnicos intervêm sobre as fronteiras que os diferenciam e os definem concebendo forças, ações e intenções de um pólo a outro antecipando e reestruturando relações e interações entre o homem e o mundo. A Educação deve mostrar como é possível reconhecer a unidade e a complexidade humana, reunindo e organizando conhecimentos dispersos nas ciências da natureza, nas ciências humanas, na literatura e na filosofia e por em evidência o elo indissolúvel entre a unidade e a diversidade de tudo que é humano.
Ensinar a Compreensão Humana - As intervenções tecnológicas sobre as fronteiras espaço-temporais constituem os paradigmas que norteiam as perspectivas das noções que contribuem para a apreensão cultural e suas implicações individuais e grupais. É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar as informações em um contexto e em conjunto. É preciso instruir quanto aos métodos para que se estabeleça relações mútuas e influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.
Enfrentar as incertezas - Compreender os processos de transmissão cultural, e suas apropriações por indivíduos e grupos é uma das possibilidades de enfrentar as incertezas. Traduzir o universo global e ensinar princípios de estratégia que permitam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar seu desenvolvimento, em virtude das informações adquiridas ao longo do tempo.
A ética do gênero humano - A ética é um componente existencial do homem, é uma necessidade inerente e subjacente à própria existência e condição para que ele entenda, a razão do ser e de suas ações. A educação precisa se dirigir à "antropo-ética", considerando o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Assim, a ética indivíduo/espécie carece formação baseada na consciência de que o homem é indivíduo, componente da sociedade e da espécie. A partir disso, tecem-se duas grandes finalidades ética e políticas do novo milênio: instituir uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a humanidade como comunidade planetária.
No slide abaixo tem todos os saberes e reflexões sobre os mesmos para quem quizer aprofundar a leitura.
Saberes e Pilares da Educação
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